
Seja por qual motivo for, o capítulo de sexta-feira (13) da novela Viver a Vida, de Manoel Carlos, deu uma esperança de que nem tudo está perdido. Para dar um situada, depois de sofrer um acidente na Jordânia, Luciana (Alinne Moraes) teve que ser transferida para o Brasil para se submeter a uma cirurgia. Foi aí que entrou o merchandising. Um avião UTI da Amil foi buscar a modelo e seus acompanhantes em outro país, os trouxeram de volta para o Brasil e ao chegarem de volta a levaram direto, de helicoptero, para o hospital. Mal acostumado com merchandising pouco sutil, fiquei o tempo todo esperando o momento em que Helena (Taís Araújo) ou Teresa (Lília Cabral) iriam discursar sobre os benefícios da Amil, ou mesmo que a câmera focalizasse o logo da empresa. Isso nunca aconteceu. O logo da Amil se mostrava visível durante os procedimentos de acomodação de Luciana, nos uniformes dos médicos e técnicos, mas de forma natural. Foi um merchandising tão bom que eu até desconfiei que fosse merchandising. Sem precisar de reforço oral de qualquer personagem, a novela passou para o telespectador tudo o que a Amil queria que ficasse na cabeça do público: um plano de saúde com cobertura internacional, de confiança, confortável, moderno e ágil.
Tomara que sirva de exemplo.
Wilson!!