Eu acredito que de tempos em tempos surge algo avassalador no entretenimento. Quando eu tinha uns 12, 13 anos, o tchan do momento era o filme Titanic e e o galã era Leonardo DiCaprio. A saga de Stephenie Meyer é exatamente isso: um sucesso extraordinário e feito redondinho para seu público alvo.
Com a recepção de Crepúsculo, Lua Nova chega para firmar a magnitude dos vampiros mais badalados do momento. Em apenas um fim de semana o filme, orçado em meados de U$$ 50 milhões, arrecadou ao redor do mundo cerca de U$$274, 9 milhões. E aqui vão as considerações:
Da saga, considero Lua Nova o livro mais fraco e mais chato. O drama de Bella é muito exacerbado e pra quem não compartilha esse amor adolescente por Edward/ Robert Pattinson, (insira aqui o seu gritinho) fica difícil encarar. Mas o filme cosegue ser diferente com personagens um pouco menos exagerados. Tecnicamente, Lua Nova é muito melhor que Crepúsculo, o que de certa forma já era esperado, afinal o primeiro filme não teve o mesmo investimento que o segundo. Além disso, o diretor fez uma puta diferença. Modificações que ajudam a história, um pouco mais de ação e ritmo de filme vieram com Chris Weitz para a seqüência tão aguardada.
A minha cena mais esperada era logo a primeira, do aniversário de Bella na casa dos Cullen. Quando li, pensei "Caracoles..dá uma cena ótima essa" e não me decepcionei. Ficou muito bacana. No geral, os efeitos ainda podem melhorar; não estão ruins demais, mas pra quem tem tanto dinheiro, pode se fazer algo melhor, sem pecar nem pela falta nem pelo excesso.. Confesso que estava com um receio tremendo dos lobos gigantes que mais pareciam cachorros no trailer. Mas com o clima do filme até que não ficou ruim!
Muito vem se falando a respeito do elenco e bem, amores e paixões desesperadas a parte, Robert Pattinson é o piorzinho! A gente até acredita nele como Edward, mas gente, vamos fazer umas oficinas de teatro? Isso vale pra quase todo mundo, inclusive Kristen Stewart., que não está ruim como vi em muitas críticas, mas que pode ficar melhor. Taylor Lautner Sharkboy, na pele de Jacob, consegue atender bem às expectativas. A verdade é que ninguém se destaca assim, que mereça um parágrafo inteiro, nem mesmo Ashley Greene - Alice - que ganha pontos com os fãs muito mais pelo seu persoangem do que propriamente pelo seu trabalho: a irmã vampira é um poço de simpatia. Mesmo sem atuações que mereçam um Oscar, Globo de Ouro e coisa e tal, o elenco junto funciona bem.
Eu posso dizer que uma cena poderia ter ficado de fora. Bella e Edward, vestidos de Sonhos de uma noite de verão e correndo pela floresta, era desnecessário.
Claro que nada disso conta, o que conta pra você ir assistir o filme é saber se você gosta da história. Se você não gosta, não vá assistir. Simples assim. E para os desavisados: é preciso ver o primeiro filme ou ter lido o livro!
Deixando de lado os fanáticos e os anti-crepúsculo, o filme é bem bacaninha!