A onda de filmes baseados em fatos reais ou mesmo os falsos documentários parece ter voltado e não tem hora para acabar. Depois do sucesso repentino de Atividade Paranormal, Contatos de 4º Grau chega ao cinema com uma história intrigante e extremamente bem conduzida, amparada em supostas fitas reais com sessões de regressão comandadas pela doutora Abigail Tyler.
Milla Jovovich, por sinal, tem uma boa atuação como a conturbada psicóloga, que após a misteriosa morte do marido, tenta retomar um projeto que ele estava desenvolvendo, estudando os transtornos de sono dos habitantes de um lugarejo do Alasca. Surpreendentemente, todos os entrevistados possuem a mesma lembrança confusa de uma coruja branca encarapitada do lado de fora de suas janelas. Diante disso, Abigail resolve aprofundar os estudos, iniciando regressões hipnóticas nos paciente, tendo resultados assustadores.
O que mais chama a atenção em Contatos é sua estrutura narrativa. Alternando “imagens reais” com a reconstituição por parte dos atores, o filme cria uma incômoda e bem sucedida atmosfera de realidade. É impossível não acreditar que aquela história é verdadeira, e para isso o diretor usa dos mais diversos e criativos artifícios como chamadas telefônicas para o 911, gravações de áudio e filmagens amadoras. Com esse jogo de imagens, Contatos cria cenas verdadeiramente angustiantes como o surto violento de um dos primeiros pacientes de Abigail ou as regressões hipnóticas conduzidas pela doutora.
Contatos de 4º Grau faz, também, um interessante jogo de mostra-esconde, relembrando os filmes de terror clássicos. Apostando no clima angustiante das sessões de regressão, o filme nunca mostra efetivamente os momentos vivenciados pelos abduzidos, apenas apresenta o terror absoluto dos mesmos ante as memórias traumáticas, deixando que a imaginação do espectador crie as imagens, o que torna tudo mais assustador.
Interessante do início ao fim (relatos de pessoas que afirmam ter visto ovnis são mostrados nos créditos finais), Contatos de 4º Grau é daqueles filmes de gelar a espinha, possui uma atmosfera agoniante, dá bons sustos e ainda intriga. Não se pode querer mais do que isso.

Category : | edit post

4 Response to "Contatos de 4º Grau"

  1. Marina Said,

    eba, quero ver! adoro qnd o filme consegue convencer e dar um ar realista!

     

  2. Eu quero saber se eu posso ver.... Nat?

     

  3. Nath Said,

    Eu ainda não vi..mas é de medinho!!

     

  4. Nath Said,

    Assisti...cara..tomei altos sustos! Evouluí..vi várias partes sem a mão no rosto!