O famoso diretor de cinema Guido Contini luta para encontrar uma idéia para um novo filme. Além de profissionalmente, Guido está perdido também em seus relacionamentos.
Nine é um musical baseado no filme, autobiográfico de Frederico Fellini., 8 1/2. O filme circula entre o espetáculo e o vazio - que é a arte. Tudo o que Guido precisa é de uma idéia que possa transformar em um filme. Ele precisa deseperadamente de um roteiro. Com números engenhosos e um elenco estelar, um dos filmes com chances de Oscar é uma delícia pra quem gosta de cinema. Tudo é inserido no filme: o processo criativo, o figurino, a direção, a produção, o orçamento, a mídia, tudo que faz parte desse fabuloso mundo de ilusões. Daniel Day-Lewis está excelente no papel de Guido, assim como todas as atrizes. A montagem do filme ficou muito boa, com canções bacanas inseridas em momentos oportunos.
É interessante notar como o filme questiona algumas coisas. Isso fica explícito na cena em que a figurinista questiona o diretor: O que é dirigir? É só dizer sim ou não. Ou ainda na estrela, musa inspiradora do diretor, protagonista de todos os seus filmes, mas figurante na vida de Guido.
Nine é um prato cheio pra quem procura significado em todas as tomadas de um filme, e um bom, pra quem procura só diversão.
Eu quero ver por causa das músicas!