Um dos grandes sucessos de um dos diretores mais aclamados completa 50 anos. Psicose, de Alfred Hitchcock marcou época com uma das cenas mais populares do cinema: O chuveiro!
Psicose nasceu a partir do livro homônimo, de Robert Bloch, publicado em 1959 e inspirado na história real de Ed Gein, no qual o ponto chave da história é como um vizinho pode ser um monstro sem levantar nenhuma suspeita. Hichcock revelou em uma entrevista ao também diretor François Truffaut que, o caráter repentino da cena do chuveiro foi o que lhe agradou e fez com que se decidisse a produzir o filme.
A cena do chuveiro levou uma semana para ser gravada e utilizou os mais variados ângulos de câmera. O chuveiro que se vê de baixo pra cima tinha cerca de 2m de diâmetro para que a câmera captasse com mais intensidade os jatos de água.
Alfred Hitchcock decidiu fazer o filme em preto e branco temendo que a cena do chuveiro ficasse chocante demais com o vermelho do sangue. Graças a isso, o sangue usado na cena foi feito de calda de chocolate!
Psicose arrebentou os padrões de um filme com essa famosa seqüência, onde a mocinha é assassinada nos meados da história. Também fez história com a trilha incluída nessa mesma cena. Tudo isso reflete a excelência de Alfred Hitchcock em seu trabalho. Psicose foi tão bem executado que o diretor recebeu uma carta de um pai indignado porque sua filha, após ver o filme, se recusava a entrar no chuveiro.
Meticuloso e habilidoso, Hitchcock fez de sua obra um conjunto de possibilidades de estudo e aprendizado sobre cinema. O estilo de Alfred Hitchcock não está preso em cortes e trilha ou em cenas comuns e um suspense bem elaborado, mas na genialidade trabalhada nas cenas e filmes que influenciaram e influenciam o cinema até os dias de hoje.
0 Response to "50 anos de Psicose!"