A premiação do Emmy desse ano escancarou uma situação que as principais emissoras dos Estados Unidos já sabiam. Mad men e 30 rock voltaram a ganhar os prêmios de melhor seriado de drama e comédia, e acenderam o sinal de alerta: os seriados estão passando por uma fase de estiagem. Na temporada 2004/05 , Desperate Housewives, Lost, House, The Office e Grey´s Anatomy estrearam fazendo sucesso e se transformando em objetos de culto para fãs ao redor do mundo. Cinco anos depois, a indústria americana do seriado ainda não produziu fenômenos que se assemelhassem a isso. Heroes ensaiou um grande impacto, mas já na segunda temporada se perdeu, Fringe , embora entregue bons números de audiência para Fox, ainda está longe ter um lugar cativo no coração dos geeks, e The Mentalist foi o único sucesso produzido na temporada passada.
Talvez por tudo isso, na temporada atual, os seriados perderam um espaço cativo na programação da TV americana. A NBC reservou o horário de 22 horas para a exibição do The Jay Leno Show. Antigo apresentador do Tonight Show, Leno já estreou seu programa – que é idêntico ao que ele apresentava nos fins de noite – com entrevistas, esquetes e musicais. Se der certo, pode abrir caminho para novos programas do gênero invadirem a praia dos seriados, que sempre ocuparam o horário nobre de 20h às 23h.

A aposta da NBC no Jay Leno pode ser arriscada, mas não suicida. Cada The Jay Leno Show custa um terço do valor de um episódio de seriado, e por isso mesmo, pode faturar até três vezes mais. Na semana de estréia, a audiência do The Jay Leno Show foi instável. O primeiro programa foi visto por 17 milhões de pessoas, o segundo por 10, o terceiro por 14. Mas vale lembrar que o programa, até semana passada, enfrentou só reprises. Essa semana, ele bate de frente com novas temporadas e novos seriados. É esperar para ver como ele se sai.

Category : | edit post

0 Response to "Jay Leno entra, seriados saem"