Se você se permite chorar no cinema e decidir ir ver Uma prova de amor, meu conselho é leve uma caixa de lenço! (Contém Spoiler)

No filme, Anna, a filha mais nova do casal Fitzgerald, foi concebida para servir como doadora a sua irmã Kate, vítima de leucemia. 11 anos mais tarde, a garota impetra um processo contra seus pais, pelos direitos de decisões médicas sobre seu corpo, ou seja, ela quer ter o direito de dizer não à doação. A uma história dessas some ótimas atuações ( Abigail Breslin demonstra aí muito talento pela frente), um roteiro feito em flashes e narrações em off!
Toda a história é narrada em flash. A cada momento um personagem conta "sua versão" da história. O ponto chave é que na luta desesperada pela saúde de Kate, a família acaba padecendo. É tudo uma grande discussão a respeito da vida. De um lado Kate, a menina de 15 anos que luta com a leucemia desde os quatro, que recebe toda a atenção e devoção da família. As cenas de kate doente, como disse o irmão da minha amiga, parecem ser feitas pra te deixar mal! Vômitos de sague, pele ressecada, e uma aparência de morta-viva montam o cenário de morte, temido por muitas pessoas. Do outro lado temos Anna, a irmã mais nova, "retalhada" desde o nascimento em benefício de Kate. Nascida para isso, e em nome disso sua saúde também é arriscada.
Em uma narração o pai diz mais ou menos assim : "somos felizes, mas há rachaduras". Essas rachaduras é que são mostradas ao longo do drama. É triste ver quando filho do meio dos Fitzgerald, Jesse, ainda criança, não tem a atenção devida de seus pais em seu problema. O menino tem dislexia e os pais o convece a ir para uma escola especial, onde ele terá de ficar durante um ano.

O esquema dos flashes segue o ritmo de outro filme do diretor Nick Cassavetes: Diário de uma paixão (outro que vale a pena ver). No caso de Uma prova de amor, os flashes são narrados por cada membro da família. e sempre ao filnal de uma narração, voltamos ao presente: o hospital. Kate tem uma álbum de família com anotações e fotos de vários momentos dos personagens e é desse álbum que nascem as narrações. É também no álbum que se fecha toda a história, e que a ficha cai!

Se você pretende assistir esse filme tenha em mente que o assunto é o drama de uma doença violenta que arrasa o portador e as pessoas a sua volta. É um filme triste, mas excelente na sua história, roteiro e atuações!

Category : | edit post

1 Response to "Uma prova de amor!"

  1. Marina Said,

    Lindo demais, fazia tempo que eu não chorava tanto num filme! Acho que a atuação da menina doente é ainda melhor que da Abigail!